sábado, 6 de agosto de 2011

Feirarte reúne 260 expositores
Feira de Artesanato estará aberta até hoje para os visitantes da praça Luiza Távora. Objetos feitos de argila, fibra vegetal, areia colorida, metal, fio e tecidos são encontrados na feira.


Desde quinta-feira esta sendo realizada, na Praça Luiza Távora, a 42º Feira do Artesanato do Estado do Ceará (Feirarte), que reúne cerca de 260 expositores de diversas tipologias de artesanato, além de oferecer uma programação cultural aos visitantes do evento, como shows de humor e também de bandas nordestinas.

Lá pode-se encontrar de artesanatos de argila, fibra vegetal, areia colorida, metal, chifre, fio e tecido, etc. Mas para a dona de casa Maria Augusta o melhor da feira é a renda. “As toalhas de renda são maravilhosas, é o que mais gosto aqui” afirmou Maria Augusta. Ela ainda disse que sentiu-se “impressionada com o tanto de novidades que tem dessa vez”, e afirmou também que é frequentadora assídua da Feirarte, “eu venho todos os anos, não perco uma só vez”, concluiu.


Já para a farmacêutica Aracélia Gurgel, o espaço não traz só a qualidade dos artesanatos. “Eu aproveito para vir comer aqui, é tudo muito bom” declarou. Aracélia também aproveitou para presentear a mãe, com “um artesanato que ela vai adorar” explicou a farmacêutica que também se diz frequentadora do ambiente, “já é a terceira vez que venho para essa feira, é muito bom”. A farmacêutica também se preocupou em destacar que acha “importante esse incentivo ao artesanato cearense, que é a nossa cultura”, concluiu Aracélia.


Expositores
A expositora Lucirene Fernandes afirmou haver uma mistura no público na feira “todo o tipo de gente, crianças, jovens, idosos, todo mundo esta vindo conferir as novidades”. Lucirene trabalha com artesanato em papel há mais de 10 anos e aproveitou o evento para expor “porta-joias, guardanapos decorativos e utilitários”, enumerou Lucirene. 

Cristiana Dantas, que foi ao evento expor bolsas bordadas, disse esperar dobrar os lucros nos dois dias. “Hoje eu só lucrei uns R$ 80, mas espero lucrar R$ 500 no total”, concluiu a expositora. Segundo organizadores do evento, estima-se que mais de 3 mil pessoas visitem a praça nos três dias do evento.


ENTENDA A NOTICIA
A 42ª feira de Artesanato é realizada na Praça Luiza Távora, situada entre a Santos Dumont e a Costa Barros, na Aldeota. No local, os 260 expositores oferecem diversos tipos de artesanatos. A expectativa da organização da feira é receber cerca de 3 mil visitantes.

APROARTI
A APROARTI (Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó) também está presente na feira, divulgando o nosso maravilho o patrimônio histórico Icoense, por meio do bordado em ponto rococó são feitas peças de jogo americano, aventais, caminhos de mesa, nécessaire,  e agora também chaveiros. Vejam algumas  fotos dos produtos aqui.

*Informações obtidas do site O Povo Online