quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Teatro para transcender
A 9ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental começa hoje e segue até 21 deste mês, no Theatro José de Alencar. Logo depois chega ao Teatro Via Sul, apresentando espetáculos entre os dias 26 e 28.

Ao todo, sete peças de cinco diferentes estados e estilos os mais variados compõem a programação do festival(FOTO DIVULGAÇÃO)  

Oportunidade dupla, este mês, para degustar espetáculos feitos a partir de uma temática específica – a transcendência. A partir de hoje, até dia 21, o Theatro José de Alencar recebe a 9° Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. No fim de semana seguinte, de 26 a 28, é a vez do espaço no shopping Via Sul ceder seu palco para as produções. Ao todo, são sete peças, vindas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e daqui mesmo, com temáticas variadas, entre comédias, dramas, além de uma voltada para o público infantil.


“Já existe uma expectativa por parte de quem conhece a mostra. Algumas propostas foram enviadas duas, três vezes. Com Judas aconteceu isso. Ano passado, eles mandaram e essa é a segunda vez”, comemora Reginlaro Sousa, curador do evento. Ele se refere ao espetáculo trazido do Rio Grande do Sul. Na estreia de hoje, as cortinas se abrem às 19 horas e mostram O advogado de Deus, da produtora paulista Rama Kriya. O enredo é adaptado do livro homônimo de Zíbia Gasparetto pelo espírito Lúcius. Lúcius, aliás, é representado por Ronnie Von, num vídeo exibido durante o espetáculo.


Na peça de hoje, um triângulo amoroso e cheio de conflitos se forma entre Daniel Rezende, advogado, Alberto, o personagem central da trama, e Lídia, que se torna querida para os dois. É descoberta, ainda, a relação profunda e antiga entre os personagens, anterior a presente vida-vivida por eles. O livro conquistou muitos leitores e a peça pretende segurar a mesma onda. “É a aposta do público”, coloca Reginalro. Amanhã, ele será exibido ainda outras duas vezes, às 19 e às 21 horas. A classificação é de 10 anos.


“Eu também aposto no Magdala”, conta o curador, que fala do espetáculo Joana de Cusa e Maria de Magdala, a ser apresentado às 19 e 21 horas do dia 21. Nele, as duas mulheres mostram como a força feminina foi essencial para a consolidação do cristianismo pelo mundo. Tem ainda teatro de rua, uma comédia com Na Praça dos Girassóis, de uma companhia carioca. Nele, é contada o entrelaçamento dos planos físicos e espiritual. O Auto da Terra do Pé Rachado é o único espetáculo cearense da mostra, e, segundo Reginalro, ele traduz a temática transcendental “com todo o apelo regional que a nossa cultura nordestina oferece, mostrando a religiosidade do homem nordestino”.


Solidariedade
“Esse ano a gente recebeu a proposta de três espetáculos locais e a gente selecionou esse por estar mais encaixado dentro do nosso evento”, justifica Sueli Vieira, coordenadora da mostra. Ela atenta, ainda, para os custos de uma peça teatral, o que dificulta um maior número de proponentes. “A gente convida a fazer parte da mostra, com o cachê reduzido. Algumas companhias vêm voluntariamente porque compartilham com a filosofia”. O ingresso é cobrado na forma de dois quilos de alimentos e um livro não didático. Tudo o que é arrecadado vai para instituições de caridade.


“6A temática tem feito sucesso, os filmes, os livros, e mostra a gente que é uma tendência e nós estamos contribuindo com ela”, lembra Reginalro. Os números referendam essa preferência do público: nas oito edições anteriores, foram arrecadadas 77 toneladas de alimentos, doadas para 47 entidades. Mais detalhes sobre esses números podem ser encontrados no site deles, www.teatrotranscendental.com.


Além das apresentações no Theatro José de Alencar e no Via Sul, a Mostra vai até duas instituições penais: o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa e o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II). Os terminais de ônibus – Siqueira, Parangaba, Lagoa e Messejana – também recebem encenações em seus espaços.

SERVIÇO

9ª MOSTRA BRASILEIRA DE TEATRO TRANSDENCENTAL
Onde: Theatro José de Alencar e Teatro Via Sul

Quando: entre os dias 18 e 21, 26 e 28 deste mês, em diversos horários
Outras info.: 3260 5140

Abertura: Hoje, às 19h, no Theatro José de Alencar


PROGRAMAÇÃO


Hoje (18)
às 19h, no TJA, O Advogado de Deus 


Amanhã (19)
O Advogado de Deus, às 19h e 21h, no TJA


Sábado (20)

Porto Amor, às 17h, e O Auto da Terra do Pé Rachado, às 19h e 21h, no TJA


Domingo (21)
Porto Amor, às 17h, e Joana de Cusa e Maria de Magdala, às 19h e 21h, no TJA


Dia 26/8
Na Praça dos Girassóis, às 19h e 21h, no Teatro Via Sul


Dia 27/8

Piedade, às 19h e 21h, no Teatro Via Sul


Dia 28/8
Judas, às 19h e 21h, no Teatro Via Sul

Júlia Lopes
julialopes@opovo.com.br


*Informações obtidas do O Povo online