quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Seminário - Direção Teatral


Seminário - Direção Teatral

11/08 (sábado) - 17h
Direção Teatral, com Guillermo Cacace (ARG)
A reflexão abordará como a direção teatral, ao pensar seu processo criativo, observa os espaços de fruição dos festivais e reflete e/ou dialoga com a cidade.
Mediação: Thiago Arrais
Local: Foyer do Theatro José Alencar -Praça José de Alencar, s/n

O FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA TROUXE O DIRETOR TEATRAL GUILHERMO CACACE (ARG) PARA UM SEMINÁRIO, O QUAL EU PARTICIPEI, ABAIXO É POSSÍVEL CONFERIR UM BREVE CURRICULO DO GUILHERMO E DO MEDIADOR DO DEBATE THIAGO ARRAIS, COMO TAMBÉM ALGUMAS FOTOS DESSE DEBATE.

Guillermo Cacace
guilermmo

Professor titular do Instituto de Artes Dramáticas da Universidade Nacional de Artes (Buenos Aires - Argentina), onde ministra a cadeira: Atuar IV.
Chefe da Presidência: técnicas de atuação. Metropolitan School of Art Dramático. EMAD.
Responsável por laboratórios que realizam e Atores Diretores e diretor artístico do Apacheta Quarto / Study.


Thiago Arrais
thiago_arrais
Diretor Teatral,
Professor do Curso de Licenciatura em Teatro do IFCE;
Bacharel em Direção Teatral - UFRJ;
Mestre em Teatro - USP;
Diretor do espetáculo Hamlet Soul.

 FOTOS DO SEMINÁRIO:




*Dados obtidos do site do FTF

Oficina SEGURANDO A PATA DO LEÃO - FTF 2012


SEGURANDO A PATA DO LEÃO (oficina)

de 6 à 10 de agosto, 14h - 18h, Vila das Artes

O Festival de Teatro de Fortaleza trouxe à Fortaleza a diretora Jadranka Andjelic para ministrar a oficina SEGURANDO A PATA DO LEÃO, a qual eu participei, confiram abaixo a ementa da oficina, o currículo da diretora e algumas fotos do trabalho.


Ementa
A oficina desenvolve no ator a consciência de corpo/voz e constrói a capacidade para dominar as qualidades, direções e dinâmicas das ações no espaço. Trabalhando com a criatividade de cada participante,estimulando o processo individual e motivação interior de cada ator. A oficina introduz preciosos princípios na arte de atuar,fornecendo as ferramentas para eles abordarem diferentes formas do teatro; apresenta várias possibilidades na construção ou criação de um espetáculo, através de improvisações corporais e vocais.
“Seguro a pata do leão
Cada vez que
Danço.”
(Hafiz, poeta sufi, XIV século)
Jadranka Andjelic
fotoja
Graduada pela Academia Artes Dramáticas, Belgrado, Sérvia. Continuou se formando nos seminários do Teatro Odin, com Torgeir Wethal de 1990 a 1994. Participou em International Shool of Theatre Antropology de Eugenio Barba em 1996 e 1998. Em 1991 fundou (com DIjana Milosevic) o primeiro  laboratório de teatro da antiga Iugoslávia, transformado dois anos depois no DAH Teatro-Centro de Pesquisas Teatrais, com um programa de performances, oficinas, palestras, seminários e festivais.
Em 2008, mudou-se para o Brasil onde fez parte do ECUM 2006 – Encontro Mudial de Artes Cênicas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte apresentou, ministrou oficinas (UNIRIO, Amok Teatro, UF Uberlandia, Teatro Tablado) e dirigiu espetáculos CIDADE IN/VISÍVEL 2010 E CATADORES SONHOS – UTOPIA COM ATORES E ALPINISTAS 2011, em produção de sequência de filmes, músicas e cênicas.


Fotos da oficina:









 *Dados obtidos do site do FTF